quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Análise às diferentes ligas e aos mais recentes vencedores dos prémios da Uefa

Antes de mais gostaria de apelar à vossa participação às sondagens que se encontram no lado direito do blog. Se possível argumentem um pouco sobre cada um dos assuntos ao nível dos comentários para saber a vossa linha de pensamento.

Relativamente ao 1º tema, penso que na minha opinião e na conjuntura actual a Liga Espanhola supera a Liga Inglesa, sendo para mim e sem dúvida as duas mais espectaculares por razões distintas. 

Por um lado estamos na presença das duas melhores equipas da actualidade (Barcelona e Real Madrid), dos dois melhores jogadores da actualidade (C.Ronaldo e Messi), do melhor treinador do Mundo (José Mourinho), de uma 2º linha de jogadores de enormíssima qualidade que até custa chamar de 2ºlinha (nem vale a pena enumerar). Ainda assim e em virtude do crescimento natural do Real Madrid e da manutenção num patamar elevado do Barcelona, criou-se um fosso entre as equipas seguintes, geralmente Valência, Vilareal, A.Madrid e Sevilha que não será fácil de quebrar a curto prazo devido às diferenças naturais das equipas.
Por outro lado, a liga inglesa que apesar das perdas de C.Ronaldo e Mourinho para a liga rival consegue sempre ter jogos bastante atractivos, seja entre 1º e 2º ou entre penúltimo e último classificados. Nem sempre jogos bem jogados é certo, o futebol inglês também é um pouco diferente e menos técnico mas sempre com emoção e com jogos repletos de público. É um campeonato emocionante e competitivo onde Manchester United e Chelsea são mais candidatos que os outros e numa 2º linha aparecem Arsenal, M.City,Tottenham (vale a pena incluir o Liverpool??). Com as saídas de Mourinho e Benitez (confesso que não sou grande fã dele) o campeonato perdeu um pouco daquele cinismo mas ganhou em termos de emoção e competitividade.
Neste sentido e porque a minha dúvida recaía nestas 2 ligas e pensando no conceito de "Liga", o meu racíocinio foi:
- Se o Barcelona ou o Real Madrid estiverem em jogo a minha escolha é óbvia - Liga Espanhola
- Se não estiverem em jogo nenhum dos ditos grandes mas por exemplo as segundas linhas do tipo Vilareal - A.Madrid ou M.City -Tottenham a minha escolha é fácil - Liga Inglesa.
É óbvio que no futebol quem não pensar na componente tática que os jogos exigem nunca será ganhador mas para mim futebol não é só isso. É emoção, é golos, é futebol bonito, é jogo colectivo e jogo individual, é magia e isso encontra-se mais vezes na liga inglesa, independentemente da equipa que jogar.
A ausência de jogadores a actuar em Inglaterra no onze ideal da Uefa, penso que só terá a haver com o facto de nenhuma equipa ter chegado há final da Champions e de ainda existir o Barcelona.

A liga italiana é tudo ao contrário do que referi no último parágrafo: jogo sem chama, sem emoção, onde se privilegia em primeiro lugar a defesa e só depois o ataque em segurança. É um tipo de jogo cínico, possivelmente até com resultados mas que retira ao jogo aquilo que ele é porque na minha opinião é sempre mais fácil encostar o autocarro atrás em busca do pontinho do que construir jogo, descobrir espaços, furar defesas, marcar golos. Fico sempre com alguma pena quando vejo grandes jogadores com a magia nos pés a partirem para esta liga tal como aconteceu com Robinho, Ronaldinho, Káká,...em tempos diferentes uns dos outros.

Em Portugal, tenho a sensação que as equipas de topo já não se limitam só a ganhar, procuram fazer algo mais que isso proporcionando bons jogos ao passo que os mais pequenos se limitam a jogar para o ponto pois a diferença entre os clubes maiores e os ditos mais pequenos ainda é bastante grande. Penso que nos próximos tempos, Benfica e Porto se afirmarão como os principais candidatos e o Braga e Guimarães se irão juntar ao Sporting como outsiders.
No resto dos principais campeonatos, tem-se que na Alemanha vão aparecendo várias equipas a intrometer-se no sempre favorito Bayern Munique e na França e ao contrário do que acontecia até à 4/5 anos atrás em que o Lyon ganhava tudo, agora há 3 favoritos que partem com iguais possibilidades de vencer: Lyon, Bordéus e Marselha, mas o desnível entre equipas é menos acentuado.

Quanto ao 2º tema, acho que Sneijder merecia estar nos 3 finalistas, não obstante isso penso que Xavi deveria ter sido o melhor do Mundo e para meu espanto ficou em terceiro apenas (penso que não tendo ganho este ano dificilmente voltará sequer ao top3). Penso que pôr lá um jogador do Inter teria sido justíssimo em virtude da grande época que fizeram. Messi, por outro lado, só ganhou o campeonato espanhol e fez um Mundial fraco mas quem votou nele pensou principalmente com o coração e não com a cabeça.
O prémio ao Mourinho é mais que óbvio, só não vê quem não quer e não digo isto por ser português.

2 comentários:

  1. Epá estas votações da Fifa é só rir. Mais valia terem deixado como estava... A France Football atribuía como bem achava (e quase sempre certo) a sua Ballon D'Or, enquanto que a Fifa dava lá o prémio baseado em votos de jornalistas/treinadores/capitães.

    Bom, para mim este ano não havia dúvidas. Sneijder. Nem sei o que é o Iniesta está a fazer no top 3... Não nego o seu valor, claro, mas... metade da época lesionado, andaram quase a fazer magia negra para jogar contra o Inter na 2ª mão, um final de época passado mediano, um bom mundial, mas nada por aí e além... parece que é suficiente para ficar em 2º melhor jogador do mundo de 2010. Claro que eu sei o que é que eles viram: o golo na final do Mundial. Mas isso não é nem de perto nem de longe o suficiente para avaliar um jogador num ano. Se fosse o Sneijder a marcar, como ficaríamos?

    Já o Messi, bom... foi como foi dito, votaram mais com a coração do que a cabeça. Por isso é que as avaliações (ou falta delas) que usam para votar neste prémio são muito injustas...

    Xavi, dos 3, era o que merecia mais, visto ser mais uma grande época, sobretudo qn não estava lá o Iniesta. Para mim era 1º Sneijder, 2º Xavi, 3º CR7/Messi. Não esquecer q o CR7 foi para outro campeonato e mesmo assim levou o Real às costas. Não teve um bom mundial é certo, mas o Queiroz também não ajudou.

    Em relação a treinador... senão ganhasse o Mourinho ia com uma caçadeira a Zurique, kicking ass and taking names... 10 jogos não é suficiente para ser treinador do ano e não vejo o Guardiola a fazer o que o Mourinho fez com o Inter. Daqui a mts anos vão olhar para trás e vão ver que foi algo lendário...

    Fun fact: Forlan ficou em 5º (atrás de Sneijder) na votação para melhor jogador do mundo, mas não está no melhor 11 do ano, mas sim Villa... Forlan que por acaso foi considerado melhor jogador do Mundial.

    Acho que estas votações têm de ser revistas e parar de ser subjectivas e serem mais objectivas.

    ResponderEliminar
  2. Individualmente, pelas características, talento e pelos números de 2010 (golos/assistências), penso que Messi está acima de todos os outros jogadores. No entanto julgo que o Xavi merecia o prémio, pelos títulos e sobretudo porque 2010 foi o ponto mais alto da carreira dele, jogada sempre a um altíssimo nível, com um estilo até agora impossível de igualar. Também colocaria Sneijder no top3, mas a verdade é que ele baixou de forma desde o Mundial e nesse aspecto perde pontos para Messi e Xavi, que têm feito uma 1ª volta tão boa ou melhor do que a 2ª de 09/10.

    Quanto à analise das Ligas, concordo com quase tudo mas aproveito para deixar um apontamento pessoal em relação à Liga Italiana.

    A Serie A desceu de qualidade em relação à década de 90, mas atenção! Eles já bateram no fundo, hoje estão melhor do que há 2/3 anos atrás. As coisas funcionam por ciclos e acredito que o futebol italiano vai recuperar a médio prazo o poder que já teve, e brevemente vamos ver Milan, Inter e Juve no topo da Europa, tal como outras equipas de 2ª linha como Fiorentina, Roma, Nápoles, etc..

    ResponderEliminar