quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Benfica vs FCP - O que mudou de uma época para a outra...

Neste post vou fazer um resumo daquelas que me parecem ser as principais mudanças nas duas equipas tanto ao nível de jogadores, como de alterações táticas e atitude.

Desde logo no Benfica registaram-se as seguintes alterações ao nível de jogadores do plantel sénior (não contabilizando jogadores que estiveram emprestados durante grande parte da época:
Entradas - Gaitan, Fábio faria, Jara, Roberto e agora mais recentemente Sálvio, Jardel e José Luis Fernandez
Saídas - Quim, Di Maria, M.Vitor, Schaffer, Ramires

No Porto as alterações de jogadores foram:
Entradas - Castro, Sereno, Souza, James Rodriguez, Kieszek, Moutinho, Emidio Rafael, Walter, Otamendi, Ukra
Saídas - Orlando Sá, Valeri, Stepanov, Meireles, B.Alves, Tomás Costa, Prediger

Correndo o risco de ter havido mais movimentações, ao nível de empréstimos de jogadores mais novos e venda de jogadores pouco utilizados, parece-me serem estas as principais alterações nas equipas. 
O Benfica perde três titulares: Quim (indiscutivel) e Di Maria e Ramires , os extremos no losango do Benfica, não sendo nenhum crime se Di Maria fosse considerado o melhor da época passada. Ganha Roberto ( GR de créditos por confirmar e a preço de ouro quando Quim sai a zeros), Gaitan com características diferentes de Di Maria e mais recentemente Sálvio. O FCP perde essencialmente Meireles e B.Alves, as vozes de comando no meio campo e na defesa, respectivamente e no balneário mas acaba por ganhar Moutinho e principalmente mais soluções em todas as zonas do campo exceptuando para zona de avançado. Outro ponto importante foi o regresso de Hulk, este sim um Hulk de grande nível e de Sapunaru que em virtude de impossibilidade dos outros laterais tem sido quase sempre titular.

E o que estas mudanças proporcionaram em termos de alterações tácticas?

Em termos defensivos não há alterações relevantes em nenhuma das duas, exceptuando o factor Roberto, com importância nas primeiras jornadas da Liga. 
Em termos ofensivos, o Porto é agora uma equipa mais imprevisível, apesar de manter o seu 4x3x3 habitual devido a ter no mesmo onze Moutinho (fundamental a equilibrar a equipa), Belluschi, Varela/James ou C.Rodriguez, super Hulk e não menos fantástico Falcão. As transições do Porto são mais rápidas, os movimentos colectivos mais delineados e objectivos e depois há Hulk, este sim que marca em todos os jogos e resolve jogos, algo que quase nunca fez a época passada. Se me é permitido destaco dois golos colectivos do FCP esta época que são hinos ao futebol: o 3º golo contra o Nacional a 26/1/2011 e o 2º golo contra o Rio Ave a 30/8/2010, entre outros...
No Benfica as mudanças são maiores, devido principalmente ao facto de Gaitan não ser Di Maria e não ter tanta capacidade de esticar o jogo em termos de profundidade, sendo neste aspecto fundamental a entrada de Sálvio e por outro lado Ramires este sim insubstituível com características únicas onde tão depressa consegue esticar a equipa como auxiliar a equipa nos processos defensivos. Este ponto torna-se fundamental dado que na área há um jogador que é o mais próximo que já houve do Jardel que é Cardozo e onde as bolas têm obrigatoriamente de chegar lá pelos flancos. Com Carlos Martins em campo a equipa ganha maior capacidade de bola em profundidade e esticar o jogo bem como mais combatividade, enquanto com Aimar o jogo interior funciona melhor e as tabelas e combinações também. Continua a ser uma equipa ofensivamente muito forte, mas os desiquilíbrios são maiores na altura de defender.

Em termos de atitude/raça/combatividade o Porto voltou a ser o Porto que sempre foi (algo que acontece sempre depois de perder um título de campeão), ao passo que o Benfica entrou adormecido, relaxado, mal preparado física e mentalmente. E porque os campeonatos se ganham desde a 1ºjornada, é bom que isto sirva de lição para o Benfica. Com Sálvio a equipa mudou para melhor e os outros jogadores da equipa também melhoraram.

Em suma:
- Transições ofensivas do Porto mais fortes
- Transições defensivas do Benfica mais fracas
- Porto mais equilibrado, mais forte nos contra ataques e no jogo pelos flancos
- Benfica mais forte no jogo interior e melhorou com Sálvio no jogo pelos flancos
- Factor Hulk decisivo até ao momento
- Benfica parece-me mais forte que o FCP nas bolas paradas indirectas (cantos e livres indirectos) e o Porto nas directas (livres directos e penáltis).
- Porto ganhou um treinador que não se importa de ter a pressão para ele, apesar de por vezes falar quando não deve
- Níveis de pressão exagerados colocados pelos responsáveis pela equipa do Benfica em virtude da "apenas" conquista do título nacional

2 comentários:

  1. Tal como já te tinha dito, falta aqui mencionar este golo:
    http://www.youtube.com/watch?v=JutfoKGebEY

    Não concordo que o Porto esteja forte nas bolas directas... Ou estou muito esquecido, ou não me lembro do último golo de livre directo. Já os penalties, bem, isso é muito subjectivo dado as características de um penalty. Já agora, se for o Hulk a marcar, está lá dentro, mas não esquecer que o Falcão e o Moutinho já falharam esta época.

    O resto da análise parece-me bem. Já agora, depois não te esqueças de fazer um update do Benfica sem o David Luiz. Podes já começar esta quarta :P

    ResponderEliminar
  2. Ah, esqueci-me de mencionar o factor Belluschi no meio-campo. Claramente que a posição natural dele é nº 10, e não um nº8 como o Jesualdo queria fazer dele. Nota-se a alegria de jogar, e o meio campo juntamente com Moutinho e Fernando/Guarín, é outra coisa. Algo que faltou o ano passado.

    Obviamente que comentei mais o Porto, pois não vejo todos os jogos do Benfica para ter uma análise do que a já mencionada por ti.

    ResponderEliminar