segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Previsões para as competições europeias

Como devem saber, as competições europeias regressam esta semana. 

Relativamente ás equipas portuguesas, estas encontram-se todas na Liga Europa e as perspectivas parecem-me boas:
- Sevilha - Porto : parece-me que o Porto será favorito e até poderá ter um jogo de feição em Sevilha, abdicando do domínio do jogo, para forçar saídas fortes em contra-ataque...o Sevilha é uma equipa que defende mal e sofre golos em quase todos os jogos, pelo que não é de admirar que o Porto marque lá, factor que se poderá revelar fundamental para a passagem na eliminatória.
- Benfica - Estugarda : o Benfica atravessa a melhor fase da época, contrastando com o facto de o Estugarda estar na zona de descida da Bundesliga...assim, penso que o Benfica pode e deve praticamente resolver a eliminatória na Luz para não ter de sofrer depois.
- Lech Poznan - Braga : à partida o Braga é mais favorito e mais experiente e no global poderá sair vencedor da eliminatória...no entanto o Leck Poznan foi uma das surpresas da prova na fase de grupos tendo empatado 2 vezes com a Juventus (deixando-os de fora desta fase) e vencendo por exemplo o City, um dos favoritos a ganhar a prova.
- Glasgow Rangers - Sporting : o Sporting vai seguramente ter de sofrer muito para vencer esta eliminatória e principalmente sair de Glasgow sem perder...à imagem das equipas escocesas, o Glasgow é muito forte em casa e o Sporting é uma equipa neste momento insegura.

Se tivesse de apostar neste momento arriscaria que Porto, Benfica e Braga passariam esta fase e o Sporting não. Esperemos que esteja enganado e que passem todas.

Dado que o emparelhamento para os oitavos de final já está definido a minha previsão, ainda que com pouco conhecimento de algumas equipas e do seu estado actual de forma, é:
Benfica - Paris SG
Besiktas - M.City
Rubin Kazan - Zenit
CSKA Moscovo - Porto
Lille - Rangers
Leverkusen - Nápoles
Ajax - Spartak Moscovo
Liverpool - Braga

As equipas em que mais acredito para a conquista da  Liga Europa são: Benfica, City, Porto e Liverpool

Por sua vez na Liga dos Campeões, os oitavos de final estão repartidos nesta e na próxima semana com os seguintes jogos:
- Milan - Tottenham - favoritismo do Milan, mas o Tottenham tem uma excelente equipa e vai dar bastante luta.
- Valência - Schalke 04 - o Schalke tem essencialmente um ataque com muita qualidade mas parece-me que o Valência funciona melhor como equipa pelo que deve levar a melhor
- Arsenal - Barcelona - o jogo da jornada com 2 equipas que procuram jogar futebol e se preocupam em marcar golos...o Barcelona deve sair vitorioso desta eliminatória
- Roma - Shaktar Donetsk - com maior ou menor dificuldade, a Roma levará de vencida os ucranianos que quase poderiam ser uma equipa brasileira.
- Copenhaga - Chelsea - favorito claro, será um escândalo se o Chelsea não passar esta eliminatória.
- Lyon - Real Madrid - o Real Madrid de Mourinho é mais pragmático e comete menos erros, pelo que não se espera que o Lyon se volte a agigantar aos madrilenos como na época transacta.
- Marselha - M.Utd - será uma eliminatória bastante equilibrada e os pormenores farão as diferenças...o United atravessa uma boa fase e recuperou os seus principais jogadores pelo que é favorito à passagem da eliminatória.
- Inter - Bayern Munique - os finalistas da época passada, voltam a reencontrar-se agora nos oitavos de final e neste caso não arrisco qualquer pronóstico pois ambas têm potencial suficiente para ganhar.

Como principais candidatos ao caneco destaco Barcelona, R.Madrid, Chelsea e M.Utd.

1 comentário:

  1. As minhas previsões para a LC:

    - Milan - Tottenham. 50/50. Qualquer uma pode passar.
    - Valência - Schalke 04. Valência.
    - Arsenal - Barcelona. Barça.
    - Roma - Shaktar Donetsk. Roma.
    - Copenhaga - Chelsea. Não me admirava o Chelsea não passar, mas acredito que embora seja uma eliminatória disputada, o Chelsea deva passar.
    - Lyon - Real Madrid. Mourinho.
    - Marselha - M.Utd. Manchester.
    - Inter - Bayern Munique. Inter.

    Liga Europa:

    - Benfica e Porto passam, Sp. Braga também deve passar (mas não passa a próxima pois apanha o Liverpool), Sporting deve ficar já pelo caminho.

    ResponderEliminar