quinta-feira, 10 de março de 2011

O Título fica bem entregue

Apesar de ainda faltarem 8 jornadas, ou seja, 24 pontos em disputa o campeonato está entregue. 
Com todo o mérito o Porto chega a este último terço da prova somente com 2 empates, ambos fora, em Guimarães e Alvalade, resultados estes perfeitamente normais. Com uma defesa que parece banal mas é a melhor da prova, de longe, com apenas 7 golos encaixados (média de 0,32 por jogo), com um meio campo simultaneamente combativo e criativo e com um ataque demolidor, o melhor da Liga com 51 golos (média de 2,3 por jogo) o Porto ganha este campeonato com relativa facilidade. Isto porque o Benfica só se lembrou de jogar a partir da 4º jornada do campeonato, ainda que, há 3ºjornada tenha ganho naquele mítico jogo "Roberto is back" que mais parecia saído de um filme. Se o Porto não sabe o que é perder para o campeonato, o Benfica não conhece o sabor do empate. Contudo as 3 derrotas nas jornadas iniciais (Académica em casa, Guimarães e Nacional fora) acabaram por ser decisivas para o resto do campeonato. Perder no Dragão ou em Braga são resultados que considero perfeitamente normais. Por um lado obrigaram os da Luz a correr atrás do prejuízo, por outro permitiram ao Porto uma certa tranquilidade para gerir o plantel em cada jornada da forma que melhor lhes convinha, com as lesões e castigos que foram tendo. 

Na minha opinião só as consecutivas vitórias do Benfica permitiram alimentar o sonho de ainda chegar aos calcanhares do Porto, sendo que estes nem perto de perder estiveram, talvez empatar quanto muito mas o minuto 67 contra o Olhanense e Guimarães retirou essas dúvidas. 

Ainda que o Porto nem sempre tenha sido a equipa que melhor jogou ao longo do campeonato, foi a mais regular e os campeonatos ganham-se somando 3 pontos jornada após jornada. Aí e é isso que importa o Porto foi claramente superior e na maioria das vezes jogando muito ou pouco fez por merecer esses 3 pontos.

Quanto às arbitragens, assistiu-se até ao momento a arbitragens bastante más e ainda que consiga perceber que na maioria das vezes os dirigentes e jogadores tenham muita culpa em tudo o que se passa, dentro e fora dos campos de futebol, respectivamente, os árbitros não podem ser ilibados das suas responsabilidades. Ainda assim e porque acho que a longo prazo (entenda-se campeonato todo) os grandes são mais beneficiados que prejudicados, seria bastante redutor tirar algum mérito a quem o fez por merecer e pouca culpa tem de erros alheios.

Terminar dizendo que o desfecho de Braga na minha opinião poderá trazer benefícios para Porto, Benfica e Braga na Europa.  O Porto e Benfica poder-se-ão concentrar/focar por completo na Liga Europa, onde me parece que o Porto tem tarefa mais complicada e o Braga depois de uma vitória moralizadora por todas as razões pode tentar a gracinha de eliminar o Liverpool, ainda que a diferença seja abismal. O Campeonato por sua vez, resumir-se-á há luta pelo 3º lugar e há luta pela descida, onde o Portimonense parece condenado e a Naval ainda vai ter de lutar muito para escapar á linha de água.

Sem comentários:

Enviar um comentário