quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Um olho sobre a Europa do futebol

Sendo eu um apaixonado por futebol, tento acompanhar sempre que posso a actualidade futebolística. Aproveitando um sábado mais descansado que o normal dei um olho numa lista de jogos que decorreram e vi de tudo desde grandes jogos a jogos menos conseguidos. Aproveitando isso, vou então fazer uma análise às grandes ligas da actualidade e às suas melhores equipas, bem como à liga portuguesa.

Começando pela Liga Portuguesa encontra-se mais renhida que nunca:
- Sporting é nesta altura a equipa que melhor futebol pratica e a que mais alegria coloca no seu jogo, tendo já carimbado a continuidade na Liga Europa graças a mérito próprio e uma conjugação de resultados favorável. É nesta altura uma equipa que deve meter respeito aos outros dois grandes.
- Porto a nível interno ganha com relativa facilidade e assim espero que vá continuar. Não pratica um futebol vistoso mas parece ser eficaz apesar dos índices de confiança estarem claramente em baixo. Na Champions tem missão muito complicada e tanto pode ainda ficar em 1ºlugar como nem sequer garantir a Liga Europa. A falta de Falcão não justifica tudo!!!
- Benfica parece atravessar agora uma fase mais complicada. É certo que continua a ganhar, ainda que por margens mínimas mas a equipa parece aparentar uma certa quebra física com segundas-partes muito medíocres quando comparadas com primeiras-partes de bom nível. A qualificação para a fase final da Champions não está ainda garantida mas tudo indica pelo calendário que se avizinha nesta prova que só uma conjugação bastante improvável de resultados os tirará dos oitavos-de-final da prova.

Aproximam-se os grandes jogos da Liga com dois dérbis ( Benfica – Sporting e Sporting-Porto) e os jogos dos três grandes com o Braga  que podem clarificar alguma coisa ou então não… 


A Liga Inglesa apresenta-se como a liga mais surpreendente até ao momento:
- M.City está num super momento, tem até ao momento 9V e apenas 1E e pratica um futebol de elevado nível e muita qualidade de jogo com grandes jogadores a elevarem o potencial da equipa.
- M.Utd tem praticado um futebol muito longe daquilo a que nos habituou, longe da alegria de outros tempos e do virtuosismo dos seus jogadores. Naturalmente que a equipa vai crescer e espero que isso aconteça para breve porque o City não vai abrandar.
- Chelsea de André Vilas Boas já está a 9 pontos do City e até a Champions pode-se complicar com o empate frente ao Genk. Não se afigura vida fácil para o treinador português no entanto com a matéria-prima que possui e as suas qualidades de líder a equipa vai-se chegar aos lugares da frente e ainda lutar pelo título.
-Não me parece que Liverpool, Arsenal, Tottenham tenham hipóteses de lutar pelos primeiros lugares e provavelmente vão-se resignar a lutar pela 4ºvaga da Champions.

Se estiverem à procura de ver um bom jogo, não hesitem e vejam um da Premier League.


Pela Liga Espanhola tudo normal:
- Real Madrid comanda e de forma justa, praticando um excelente futebol e possuindo uma excelente solidez defensiva. Já se apurou na Champions, com enorme facilidade e seguramente vai lutar por todos os títulos pois a equipa está visivelmente mais forte que na época transacta e possui vários jogadores em excelente forma.
- Barcelona possui um plantel mais completo que no passado com as chegadas de Fábregas e Sanchez o que permitirá fazer uma boa gestão e rotatividade do plantel nas várias provas. Já carimbou a passagem aos oitavos de final da Champions e está a apenas um ponto do Real o que nesta altura não é significativo.
- Villarreal é a desilusão da prova até então mas vai subir naturalmente, o mesmo acontecendo no sentido inverso ao Levante. Valência, Sevilha, Málaga e Atlético Madrid lutarão pelos restantes postos de topo da liga.

As duas melhores equipas da actualidade estão nesta Liga e naturalmente onde elas entram surgem grandes espectáculos com muitos golos e de belo recorte técnico. Ronaldo e Messi tornam ainda mais aliciante esta “guerra” entre os gigantes espanhóis e o desfecho torna-se imprevisível. 
Seguramente não perderei os duelos entre eles que já se aproximam mas também sei que tudo se decidirá nos pormenores e nas jornadas finais.


Para terminar a Liga Italiana a qual confesso é a que mais me passa ao lado até está bastante emotiva:
- Inter e Roma estão distantes da frente e o Inter provavelmente já se despediu do título, contrastando com a boa campanha na Champions League onde já quase está qualificado.
- Milan possui o melhor plantel, seguido de perto pela Juventus e num plano secundário Udinese e Nápoles podem intrometer-se nesta luta a dois pois possuem armas no ataque letais e que teriam lugar em praticamente qualquer grande equipa mundial. De um lado Di Natale que marca golos como quem muda de roupa, do outro Lavezzi, Cavani e Hamsik que dão dores de cabeça a qualquer defesa que os defronte.

Não consigo fazer nenhuma previsão mas parece-me que o campeonato será equilibrado e disputado taco-a-taco, quiçá por mais que duas equipas.


Espero que tenham gostado e não se coíbam de comentar e dar também a vossa opinião sobre o tema. Têm muito por onde pegar!!!

1 comentário:

  1. Sem comentar muito, aposto nas vitorias no campeonato do benfica, real, chelsea, juventus, psg, bayern de munique e ajax

    ResponderEliminar