quarta-feira, 4 de maio de 2011

Porque o futebol nao é tudo....

Numa altura em que se fala tanto e ainda bem do feito inédito das equipas portuguesas na Liga Europa ao colocar 3 em 4 possíveis nas meias finais da prova e na mais que provável e natural final portuguesa, face ao brilhante resultado do Porto em casa salta-me á vista a pouco informação e relevância que os media (entenda-se TV, jornais, Internet,...) dão relativamente a todas as outras modalidades e com resultados internacionais brilhantes, mais uma vez contrastando com a crise no pais e a dimensão do mesmo.

Em primeiro lugar destacar a presença de duas equipas portuguesas: Benfica e Sporting na Final-Four da Uefa Futsal Cup. O 2º lugar do Sporting e o 4º do Benfica sabem a pouco para um feito também ele inédito de colocar 2 equipas entre as 4 melhores da Europa.
Destacar também a presença do Benfica na final da Taça Challenger de Andebol, final esta a 2 mãos, a qual foi ganha no ano passado pela equipa do Sporting.
Ao nível do hóquei em patins o Porto encontra-se nos 8 finais na Taça dos Campeões, onde vai defrontar nos quartos o todo poderoso Barcelona nos quartos- final da prova e uma missão bastante complicada. Na Taça Cers por sua vez Portugal coloca mais uma vez 3 em 4 (Fisica, HC Braga e Benfica) na final four da prova e não fosse a Oliveirense ter sido afastada por uma equipa espanhola nos quartos haveria o pleno para Portugal. De ressalvar também a vitoria da selecção portuguesa contra a sempre fortíssima Espanha no Torneio de Montreux.
Nas outras modalidades, mais concretamente no ténis destaca-se o top 100 no ranking ATP de Frederico Gil e Rui Machado mesmo ali á portinha. No ciclismo e agora que vão começar as grandes provas do circuito é possível que tenhamos algumas boas surpresas com alguns ciclistas portuguesas que começam a mostrar-se em provas internacionais. Não sendo especialista, apesar de apreciador, deixo para o André comentar possíveis ciclistas que possam explodir este ano. Em judo, Portugal acabou de conquistar nos Campeonatos Europeus uma medalha de ouro por João Pina e duas de prata por Telma Monteiro e Joana Ramos.
Por fim ao nível de desportos motorizados, destaco o jovem prodígio Miguel Oliveira nas 125cc, onde quem sabe pode ser o rookie do ano, nos rallis Armindo Araújo a participar na WRC e no todo o terreno onde temos vários atletas capazes de se bater para o top-ten, tanto em carros, como motas e até em camiões.

Seguramente que me estou a esquecer de muita gente, jovens com bastante valor e atletas com provas dadas, nestes ou em outros desportos (atletismo, basquetebol, vela, voleibol, triatlo,...) mas para todos eles o meu obrigado por continuarem a lutar todos os dias por elevar Portugal pelo Mundo fora, ainda que me pareça que muitas vezes este país pareça mal agradecido para com os seus atletas.

1 comentário:

  1. Gosto de ler o que escreves aqui Vasco, embora nem sempre comente pq há coisas q n percebo mesmo nada.

    Quanto ao ciclismo, está aqui uma crónica interessante, descontando a parte em q refila com os seus inimigos na federação e nos sites concorrentes..
    http://carrovassoura.blogspot.com/2011/04/melhor-geracao-portuguesa-de-sempre.html

    ResponderEliminar